Instituto
UFC Virtual
Pró-Reitoria
de Pós Graduação
Coordenadoria
de Pesquisa, Informação e Comunicação de Dados
Divisão
de Planejamento e Ensino
Curso:CFCT-Curso
de Formação Continuada para Tutores-UFC Virtual 2013.2
Turma:T-31-Química
Tutor(a): Regina Célia Silva Soares( ginaceli)
Aula
3: Atividades de Portfólio e Bate papo-Tópico 1-Amor,Humildade, Fé nos
Homens,Esperança e Um Pensar crítico
Professor
Formador: Fernando
Antonio de Castelo Branco e Ramos
Cursista:Regina Célia Silva Soares
Data
da postagem:
24/11/2013
Tutora: Regina Célia( ginaceli)
1.No
diário de Bordo(Blog)-Compartilhe exemplos de cada um dos elementos ( amor,
humildade, fé nos homens, esperança e um pensar crítico).Escreva situações
reais ou algo que tenha chamado atenção sobre os elementos dialogicidade de
Paulo Freire.
1.1- Amor
Uma
situação que chama atenção sobre nós tutores. Temos que amar o que fazemos, ou
amamos o que fazemos, ou procuramos uma outra atividade para fazer.Uma situação
curiosa em que um aluno perguntou-me foi o seguinte:
-Aluno-Professora,
a senhora gosta desta profissão de tutor? Que saiba a profissão de tutor,
pensei que fosse mais bem remunerado, pois fiquei surpreso quando soube o valor
da bolsa que a senhora recebe! A senhora está por que gosta, não é? Ou estou
errado.
-Professora(Ginaceli)-
Não é porque gosto mesmo, se bem gostaria que fossemos mais bem remunerados,
mas eu gosto de ensinar de repassar conhecimentos e ter essa interação e apoio
que vocês me dão.
Aluno-
Ahh! Então, vi desde a primeira vez que a senhora pisou aqui no polo, é porque
gosta do que faz mesmo!
Professora(
Ginaceli)- É porque gosto, mesmo!
Então,
será que o professor, tutor,profissionais do magistério, gostam mesmo do que
fazem, ou está na profissão por falta de emprego?
1.2-
Humildade
A humildade, é uma palavra que praticamente
inexiste no dicionário de alguns professores, tutores e alguns alunos em geral.Uma
situação que aconteceu quando fui ministrar uma aula em um polo, um aluno
fez-me uma pergunta sobre um determinado assunto. No primeiro momento, imaginei
que ele estava fazendo isso para me testar, mas depois cheguei a conclusão que
não era nada disso. Relatei que o assunto que ele fez algumas perguntas, iria
pesquisar melhor, porque não queria dar respostas equivocadas, que pudessem
confundir mais ainda o aluno. No dia seguinte, do segundo encontro, relatei a
ele sobre o assunto que ele me perguntou, e relatei as respostas certas, porque
disse a ele que havia pesquisado. Então,
ele falou que só tinha feito as perguntas sobre o assunto para saber se tinha
humildade em dizer honestamente que não tinha conhecimento,mas que quando
pesquisasse daria a resposta certa. Então ele falou-me: Professora, vi que a
senhora é humilde diferente de outros professores que vem aqui no polo. É que a
maioria deles, dá uma de sabe tudo!. Tem alunos também que não sabem de
determinados assuntos, e querem inventar respostas, mas não querem dizer que
não dominam o assunto.Então, quando ocorre uma situação como a relatada acima
como vocês professores, fazem para contornar a situação, agem com humildade?
1.3-
Fé nos Homens
Esse
é um tópico interessante, segundo Paulo Freire(2006), ...” Fé no seu poder de fazer e de refazer.De criar e recriar.Fé na sua
vocação de ser mais, que não é um privilégio de alguns eleitos, mas direito dos
homens”.pg(93).
Então, sabemos que o homem dialógico, acredita
no potencial do outro, dando a oportunidade de se colocar no lugar do outro.
Pergunta-se: Vocês como tutores acreditam no potencial de seus alunos? E também
se colocam no lugar deles perante certas situações, como nas avaliações por
exemplo?
1.4.Esperança
Sobre esse tópico, segundo Freire(2006): “ A esperança está na própria essência da
imperfeição dos homens levando-os a uma eterna busca.Uma tal busca, como já
vimos,não se faz do isolamento, mas na comunicação entre os homens”.[ p.94,95].
Os alunos devem pesquisarem não somente no
ambiente virtual, mas ele deverão serem estimulados a ampliarem seus
conhecimentos, pesquisando em outras fontes. Eles não deverão somente se
restringir ao que é repassado para ele no ambiente virtual. Tutores, vocês
estimulam seus alunos a pesquisarem em outras fontes? Ou deixa-os ficarem
restritos ao que vocês tutores repassam para seus alunos?
1.5.Pensar Crítico
É um requisito indispensável a educação
dialógica.O Estudante em EAD, estará desenvolvendo a curiosidade crítica. O
diálogo é portanto, o caminho que aproxima professores e estudantes em qualquer
seja o cenário educacional.É nas relações dialógicas que os indivíduos
desenvolvem suas ideias, suas visões de mundo, contrapondo suas concepções
pessoais comas dos seus semelhantes.Para o tutor,o aluno deverá ser despertado
sobre sua visão crítica a respeito de assuntos discutidos na Educação à
distância?
Olá caros colegas está o texto com os 5 pilares de Paulo Freire no meu blog, aguardando comentários!
ResponderExcluirRegina Célia
Olá Professora Regina, agora a interface ficou mais limpa, mais amigável e se pode ver a sua produção com perfeição. Os princípios de Paulo Freire, não tenho dúvida, ajudaram a produzir essa mudança de interface. O pensar crítico, creio eu, foi fundamental para que repensasse o formato do seu Diário de Bordo. Parabéns Professora Regina. Abraços Fernando
ResponderExcluirObrigado, Professor! Mas é dessa forma, utilizando um pouco de cada tópico de Paulo Freire, que consigo agir com os alunos
Excluirem uma sala de aula!
Regina
Parabes, Regina, continue com suas postagens construtivas para o nosso conhecimento.
ResponderExcluirObrigado, Túlio!
ExcluirQue bom que com minhas postagens, despertaram-se poder de contribuir de alguma forma para o conhecimento!
Regina Célia
Regina Célia, gostei muito de suas colocações!!
ResponderExcluirEm relação ao aspecto humildade, um aluno também fez a mesma observação em relação a mim. Professora, a Senhora é diferente dos professores anteriores. A Senhora é mais humilde.
Abraços,
Solange
Obrigada, Solange!
ExcluirAcredito que nós temos ter humildade em tudo!
Regina